O protocolo de manejo clínico em pacientes com a Covid-19 traz informações sobre os procedimentos para cada estágio de atendimento dos casos, desde a transmissão, as manifestações clínicas, os tipos de testes e diagnósticos. Também estão presentes conteúdos sobre a abordagem clínica, o tratamento com terapia antiviral, antimicrobiana, imunomoduladora, anticoagulante e oxigenoterapia, assim como prevenção e controle da infecção.
A atualização do documento — disponível no hotsite coronavirus.ceara.gov.br e no aplicativo iSUS — foi feita após extenso levantamento de bibliografia, levando as considerações mais recentes da pandemia estabelecidas pelo Ministério da Saúde, pela Organização Mundial de Saúde, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e Department of Health and Human Services (HHS), órgão americano equivalente ao Ministério da Saúde no Brasil.
Participam desta ‘live’ o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara; o consultor em infectologia da Escola, Keny Colares; e o pneumologista da ESP/CE, Fabrício Martins. Entre as principais discussões estão o manejo clínico no âmbito ambulatorial e de enfermaria, além de temas que contemplam casos em que há necessidade de oxigenoterapia, ventilação não invasiva e o uso do capacete de respiração assistida Elmo.