A quinta roda de conversa digital aborda a diversidade e os direitos das juventudes no campo e tem a participação do engenheiro florestal e técnico do Instituto Cactus, Jardel Costa; o integrante do grupo de jovens Kariris, Antônio Brito, da comunidade Mororó, em Santana do Cariri; o vice-presidente regional da União Estadual dos Estudantes do Ceará nos Inhamuns e ativista LGBTQIA+, Antonny Lucas Dantas; e a técnica em agropecuária da comunidade Córrego Baixo em Senador Sá, Gerlene Silva.
A mediação é do assessor de juventudes e comunicação do Projeto Paulo Freire/SDA, Rones Maciel. As discussões envolvem ainda os desafios, as potencialidades e as conquistas das juventudes do Projeto Paulo Freire.
A proposta das rodas de conversa digitais é promover um espaço de escuta de vivências e construção de estratégias de cuidado, utilizando saberes e práticas alinhadas às identidades e à realidade das comunidades rurais. A ideia, a partir dos diálogos, é buscar alternativas para a melhoria da qualidade de vida, durante e pós-pandemia da Covid-19.
A iniciativa faz parte do projeto Projeto Paulo Freire + Saúde em Rodas de Conversa, uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).