“Saúde e semiárido: a importância do SUS no rural” é o tema da sexta e última roda de conversa digital da temporada. O objetivo é debater com profissionais e gestores de políticas públicas de saúde do Ceará as ações do Sistema Único de Saúde (SUS), a atuação do Governo do Estado, além da importância e necessidade do SUS, especialmente, para famílias rurais dos territórios beneficiados pelo Projeto Paulo Freire.
Participam da conversa a agente comunitária de saúde, Valcleia de Morais Veloso, moradora no Sítio Tanquinho, localizado município de Araripe; Rocineide Ferreira, enfermeira e professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE); e Rane Félix, coordenadora de Políticas Intersetoriais da Secretaria da Saúde do Estado.
A mediação é do sanitarista e diretor de Educação Profissional da ESP/CE, Caio Cavalcanti.
A proposta das rodas de conversa digitais é promover um espaço de escuta de vivências e construção de estratégias de cuidado, utilizando saberes e práticas alinhadas às identidades e à realidade das comunidades rurais. A ideia, a partir dos diálogos, é buscar alternativas para a melhoria da qualidade de vida, durante e pós-pandemia da Covid-19.
A iniciativa faz parte do projeto Projeto Paulo Freire + Saúde em Rodas de Conversa, uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).